Utility

US

Contact Menu

User account menu

Cart Flyout

Teatro Barcelo Point Cloud

A Fisotec está ajudando a criar Cidades Inteligentes com Leica BLK e Reality Cloud Studio, com tecnologia HxDR

Por Christopher Curley

|
01/23/2024

Para a Fisotec, uma empresa espanhola com mais de 15 anos no desenvolvimento de Sistemas de Informação Geográfica (GIS) e na criação de inventários de ativos para cidades inteligentes, nunca houve desafio que eles não estivessem preparados para superar.

Porém, a solicitação para escanear a laser um edifício que era um salão de espelhos gerou um grande desafio para a empresa.

O Teatro Barcelo era a discoteca mais famosa de Madri – em um momento, equivalente à Studio 54 na cidade de Nova York – com curvas Art Déco longas que refletem sua linhagem dos anos 1930. Em seu interior, apresenta muitos recantos, além de espelhos de parede a parede no salão de dança no primeiro andar, projetados para capturar as luzes piscantes, o brilho e o glamour dos anos 1980. É um ícone, um ponto de referência e um local bastante complexo para criar um modelo 3D preciso, o que o teatro precisava para ser listado como um Bem de Interesse Cultural, uma designação especial do governo espanhol que reconhece e protege o valor histórico da propriedade, colocando-a, em algum grau, no domínio público.    

"Os scanners a laser e os espelhos não se dão bem", disse José Ruiviejo, CEO da Fisotec. "Os espelhos refletem os lasers e você acaba com dados duplicados devido ao reflexo".  

Sabendo que precisavam de um modelo BIM onde não existia nenhum, o Teatro Barcelo contratou a Fisotec - e seus scanners a laser 3D Leica Geosystems - para realizar o trabalho.

Leica BLK2GO

A equipe rapidamente desenvolveu um plano para abordar a arquitetura difícil usando o scanner a laser portátil Leica BLK2GO como sua principal ferramenta.

"Tenha em mente que não era possível cobrir os espelhos", disse Ruiviejo. "Aprendemos a importância de planejar antes de escanear, avaliando o prédio primeiro, a estrutura e o caminho, e preparando nosso processo de escaneamento para seguir em frente".  

 

Mas, com um planejamento cuidadoso, eles encontraram uma solução engenhosa.

"Dividimos o espaço em uma grade imaginária e capturamos os dados várias vezes; depois, no escritório, trabalhamos no software seguindo o mesmo princípio para limpar os dados, reduzir o ruído e melhorar a qualidade", continuou ele. "Para apoiar nosso fluxo de trabalho, também tiramos várias fotos com o dispositivo".  

O escaneamento do edifício levou 2,5 dias, mais alguns dias para processamento usando o Leica Cyclone REGISTER 360 PLUS Edição BLK e mais algumas semanas para criar um modelo BIM completo.

Nuvem de PontosModelo BIM

Isso não é incomum para o rápido BLK2GO, disseram eles, mas a dificuldade elevada dos espelhos significava capturar o máximo de cobertura extra possível para o pós-processamento posterior.

"Normalmente, podemos escanear um armazém de 40.000 metros quadrados em um dia com o BLK2GO e processar os dados em uma hora e meia", disse Ruiviejo.

Ainda assim, eles disseram que o dispositivo foi indispensável para o projeto.

"Apesar de ser um dos projetos mais complexos que já fizemos, o BLK2GO facilitou porque é fácil capturar os dados enquanto você visualiza o seu caminho", disse Fernando Cobo, especialista em GIS da Fisotec.

"A experiência foi algo que nunca esqueceremos", disse Ruiviejo à Leica Geosystems. "Mas também, nossa equipe aprendeu com o tamanho do prédio, especialmente como preparar o escaneamento para esse tipo de construção. Agora, vamos começar um grande projeto com 26 edifícios, e todas essas lições aprendidas serão postas em prática".    

Logotipo da Reality Cloud Studio, com tecnologia HxDR

Adicionando o Reality Cloud Studio à mistura

A Fisotec não é estranha à tecnologia da Leica Geosystems, tendo utilizado o Leica BLK360, Pegasus TRK 700 EVO e Leica RTC360 em vários projetos. Este foi o primeiro grande projeto deles com o BLK2GO e, ao ter a oportunidade de experimentar o Reality Cloud Studio ao lado dele, eles aproveitaram a chance.  

"Eu me apaixonei pelo BLK2GO assim que começamos a prova de conceitos", disse Cobo. "Com o Reality Cloud Studio, tivemos algumas semanas de uso; os resultados são incríveis, especialmente se você quiser impressionar seus clientes."  

Cobo apontou os recursos de malha automática, limpeza de objetos em movimento do aplicativo em nuvem como particularmente úteis.

"Ainda estamos aprendendo todos os recursos, mas, até agora, a malha automática é excelente e fácil de gerar", disse ele à Leica Geosystems. "Uma das coisas que realmente impressiona é a redução do ruído, considerando que, com um dispositivo portátil como o BLK2GO, ele está sempre presente."  

Ele também observou que o upload do campo para a nuvem os ajuda não apenas a começar a visualizar os dados mais cedo, aumentando a eficiência, mas também é útil para poder mostrar aos clientes o seu trabalho mais rapidamente do que seria possível de outra forma.

Mais recentemente, eles usaram o Reality Cloud Studio para mostrar seus escaneamentos de um parque industrial dedicado à logística, uma estação de tratamento de águas residuais em Valência e a Igreja de Santa Maria la Mayor em Alcaudete.

"Todos os clientes estão muito satisfeitos", disse Ruiviejo.

Depois de superar as complexidades do Teatro Barcelo, a equipe da Fisotec está pronta para o próximo desafio.

"Cada projeto de escaneamento tem suas próprias particularidades, desde castelos, edifícios únicos até estações de ônibus", disse Cobo. "O escaneamento nunca é entediante."